janeiro 12, 2014

O CEMITÉRIO EVANGÉLICO

EVANGÉLICOS ZUMBIS

Pegue as raposas, apanhe também as raposinhas, antes que elas estraguem a nossa plantação de uvas que esta em flor. (Cantares 2 ; 15– NTLH)

A maioria das igrejas do nosso século estão se tornando um verdadeiro cemitério, crentes mortos espiritualmente, estamos vivendo como zumbis, a frieza espiritual, a auto suficiência, o apego as coisa desse mundo, a preocupação com o futuro, a busca por riqueza é o que se ver sempre em alguns ‘crentes’. E o principal, que é Vida com Deus, salvação, vida eterna já não faz parte de nosso cotidiano.
Eu sei o que vocês tem feito. Sei que não são nem frio nem quente. Como gostaria que fosse uma coisa ou outra! ... Mas, porquês são apenas morno nem frio nem quente, vou logo vomitar de minha boca (Apocalipse. 3; 15 – NTLH)
Essa mesma situação aconteceu com uma das setes igreja da Ásia e Deus alertou em sua palavra.
Laudiceia era uma cidade próspera localizada a sudeste de Filadélfia, nas proximidades de Colossos. Os crentes da igreja de Laudiceia eram arrogante auto-suficiente e indiferente pelas coisas do Senhor. Quando o apostolo Paulo fez referencia dela, já se via certa preocupação escrevendo a carta aos Colossenses 
“Pois, quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram a minha pessoa. Para que os seus corações sejam animados” 2:1, 2a.
Essa é a última carta em apocalipse que o Senhor escreve às Igrejas; no sentido profético ela é especialmente dirigida à Igreja dos tempos finais e assim aos crentes de hoje. Laodicéia representa as Igrejas de hoje, é aquela Igreja que afastou-se do Senhor, que deixou Jesus do lado de fora. É a Igreja apóstata.
A Igreja de Jesus encontra-se hoje em uma situação decisiva, pois vivemos nos tempos finais, no tempo da justiça própria, no tempo do materialismo, no tempo do bem estar e no tempo do egoísmo. Todas estas coisas levam a Igreja à frieza espiritual. Este era o problema da Igreja de Laodicéia. Aqueles crentes diziam: Ricos somos e de nada temos falta. Consideravam como mérito exclusivamente seu o fato de terem sucesso. Qualquer pessoa que tenha percepção espiritual jamais faria tal declaração. Além do comércio do tecido preto “Lã preta”, havia uma rede bancária e uma famosa escola de medicina que havia desenvolvido e vendia um remédio para os olhos chamado “pó-frígio”, do qual fazia-se colírio. Toda esta preocupação com as coisas materiais causou naquela Igreja mornidão espiritual. E Jesus disse: “Eu conheço as tuas obras, não és frio e nem quente”. Eles não tinham a frieza da hostilidade ao evangelho ou a rejeição da fé; mas também não tinham zelo e fervor. Eles eram simplesmente indiferentes, cristãos de nome, acomodados. “Quem dera fosseis frios ou quentes”. Não há nada pior do que algo morno, pois causa náuseas. E Jesus disse: “Estou a ponto de vomitar-te de minha boca”. Cristo estava rejeitando aquela Igreja pelo seu comportamento. A frieza espiritual de nossos dias se dá também pela nossa super-preocupação com as coisas materiais.
E quantos estão nesse estado de frieza. Vivem ansiosos com o futuro, com o que vão comer, vestir, pagar contas, comprar carro, casa, etc. Um dos maiores males do século é a ansiedade, que é provocada pela demasiada preocupação com as coisas materiais.
Pois dizes: Rico estou e abastado e não preciso de coisa alguma”v. 17a. A Igreja se orgulhava de ser saudável e prospera. Além de se orgulhar de seu suposto bem estar espiritual, A Igreja se orgulhava de ter conseguido sua riqueza com esforço próprio. A acomodação espiritual estava acompanhada de orgulho espiritual. Mas aquela Igreja havia negligenciado a comunhão com Cristo. Tão abastados estavam que não sentiam mais necessidade de oração e estudo da bíblia. Porque tinham dinheiro, eram ricos, Jesus se encontrava do lado de fora de suas vidas, de seus projetos. 

Não sabiam distinguir entre prosperidade material e prosperidade espiritual. Pela prosperidade material pensavam que estavam prosperando espiritualmente, que Deus estava abençoando, mas era engano. Jesus manda a carta para o anjo daquela Igreja e lamenta, que ela tenha se esquecido das coisas mais importantes da vida, e lamenta de ter sido deixado do lado de fora, e diz: “E não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” v.17 b.

A Igreja de hoje é a “Igreja” de Laodicéia, está achando que prosperidade material é sinônimo de bênção de Deus. Se tem bens materiais é abençoado, se não tem é porque não é abençoado; se tem saúde é porque é abençoado, mas se não tem saúde é porque não é abençoado. Essa é a maldita teologia da prosperidade. Mas Deus não vê assim! Pois muitas pessoas que prosperam materialmente, estão deixando Jesus fora de sua vida e de seus interesses. Há pessoas que não podem prosperar materialmente, pois a primeira coisa que fazem é desprezar a Jesus e o seu evangelho. Quantas pessoas, que estão desempregados, e o Pastor ora por elas, e depois de conseguir o que queriam, a primeira coisa que fazem é deixar Jesus do lado de fora de suas vidas. Quantos se envolvem de tal maneira com atividades seculares e se esquecem de Deus. Não encontram mais tempo para oração e estudo da Bíblia. E aí a frieza espiritual toma conta de sua como um câncer; como uma infecção generalizada. Deus não tem podido contar com a maioria dos ricos deste mundo. Os que sustentam a obra de Deus são pessoas pobres, tanto no trabalho como nas ofertas. 

Graças a Deus pelas dificuldades que muitas vezes passamos, porque elas nos aproximam de Deus. Entre prosperidade material com esfriamento da fé e ser espiritualmente saudável. Pessoalmente fico com a segunda opção. Pois é melhor entrar no céu com um olho do que com os dois ir para o inferno.

SALVAÇÃO VIDA ETERNA

A Igreja de Laodicéia estava tão presa às coisas terrenas que não se preocupava com a vida eterna. “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas” v.18. Não estavam preocupados com a vida espiritual! A Igreja hoje vive esta realidade! Quantos dos chamados crentes não estão nem ai com a vida espiritual e com a eternidade. O envolvimento demasiado com o mundo material é esquecimento certo do mundo espiritual. Mas há tempo para mudar de posição, pois Jesus continua a bater na porta de seu coração: “Eis que estou a porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo”v. 20. Lembre-se que esta é uma palavra dirigida aos crentes da Igreja de Laodicéia. Eles haviam deixado Jesus do lado de fora de suas vidas e interesses. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”v.22.

A FRIEZA ESPIRITUAL

Frieza ou mornidão espiritual é um grande perigo para quem vive uma vida com Deus. E o motivo desse mal foi ensinado por Jesus “Por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará” Por se multiplicar a iniquidade no coração dos crentes. A frieza espiritual acontece quando damos lugar ao pecado em nossos corações. A frieza é causada pela demasiada preocupação com as coisas materiais; a frieza espiritual é causada pelo menosprezo a comunhão com Deus; e a frieza espiritual é causada pela indiferença a vida cristã, e a palavra de DEUS.
Devemos orar sempre para que essa morbidez não entre em nossos corações, e não deixarmos nos levar com as coisas desse mundo.

Que Deus vos abençoe em tudo.

Siga @OziOE no Twitter

ozioe@outlook.com

2 comentários:

  1. É com certeza tem tido um grande esfriamento nas vidas dos crentes,não se vê mais falando de jesus,tem se preoculpado muito com as suas vidas financeiras,com poderio,pessoas que não podem melhorar de vida,nem de ír para um cargo melhor,que logo se esquecem dos ensinamentos de jesus,se tornam pessoas arrogantes,auto- suficientes,ao invés de levar palavras de salvação tem deixado ser levado pelas coisas do mundo.Que o nosso Deus possa nos fortalecer a cada dia.

    ResponderExcluir
  2. A paz do senhor meu querido irmão Oziel,
    Que alegria em comunicar-me contigo. fico feliz com teu progresso e mais feliz ainda com a tua espiritualidade! Dei uma visitadinha rápida no teu blog, depois voltarei com mais tempo. Que o Senhor continue te abençoando juntamente com tua família.
    Abs,
    Elzenir Freire

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar - OziOE